Um pouco de história
O AutoLISP é um dialeto da antiga linguagem LISP. A linguagem LISP foi concebida por John McCarthy em 1958, e o seu nome vem de LISt Processing, pois a lista é a estrutura de dados fundamental da linguagem.
LISP é a segunda mais antiga linguagem de programação de alto nível criada, perdendo apenar para a linguagem FORTRAN.
O principal paradigma de programação de LISP é a programação funcional, e além disso a linguagem não é compilada, e sim interpretada, ou seja, existe um programa instalado chamado interpretador, que executa o código fonte, para em seguida ser executado pelo sistema operacional ou processador.
O AutoLISP foi criado especificamente para ser utilizado com o programa AutoCAD da Autodesk. E ele foi introduzido no AutoCAD em 1986 na versão 2.18. Atualmente o interpretador e o ambiente de programação, vem junto com o AutoCAD, exceto nas versões do AutoCAD LT.
Tipos de dados básicos
Na linguagem AutoLisp, existe praticamente dois tipos de dados fundamentais: o átomo e a lista.
O átomo pode ser numérico ou alfanumérico. Além disso, existem dois tipos de átomos especiais muito usados, o nil e o T. O nil representa o valor nulo e ao mesmo tempo uma lista vazia, o T representa o símbolo verdadeiro (true).
A lista é a associação de átomos ou outras listas representandos entre parêntesis.
Expressões
- Cada instrução deve iniciar sempre com um abre parêntesis "(" e terminar com um fecha parêntesis ")";
- O AutoLisp utiliza a notação infixa quando efetuamos uma expressão matemática, isto é, primeiramente vem o operador seguidos dos operandos.
Exemplo: 10 + 20 + 30 + 40
Em AutoLisp, você escreveria assim:
(+ 10 20 30 40)
- Qualquer coisa avaliada em AutoLisp retorna um valor como resultado;
Declarando variáveis
Para declarar uma variável, utilizamos a palavra chave setq seguida de um nome válido para a variável e seguida de um átomo ou uma expressão.
Exemplos:
- declarando uma variável chamada teste com o valor 10: (setq teste 10)
- declarando uma variável chamada conta com o resultado da expressão 10 * 2: (setq conta (* 10 2))
- declarando uma variável chamada valor com o valor nil (nulo): (setq valor nil)
- declarando uma variável chamada lista com uma lista com os inteiros 1, 2 e 3: (setq lista (list 1 2 3))
Executando código AutoLisp pela linha de comando do AutoCAD
A execução de comandos AutoLisp pela linha de comando do AutoCAD é muito útil para realizar pequenos testes. Para isso, digite na linha de comando a expressão ou função desejada e aperte ENTER. O resultado da avaliação do interpretador é retornado na linha de comando para o usuário. OBS: não esqueça de sempre utilizar dos parêntesis ao iniciar uma expressão.
Carregando programas AutoLisp no AutoCAD
Entre na opção Load Application, presente no menu Tools no modo do AutoCAD Classic. Se você estiver utilizado as ribbons ao invés do menu clássico, vá na aba Manage, e em Applications, clique em Load Application. Outra maneira de chegar até está tela, é digitando na linha de comando o comando appload (ou simplesmente "ap"), seguido de um ENTER.
Na tela que se segue, navegue até o diretório e clique no arquivo desejado a ser carregado, e em seguida clique no botão Load. OBS: arquivos lisp tem a extensão .lsp .
Próximo POST
No próximo post, eu irei falar sobre listas: como criar, recuperar elementos, substituir, deletar, etc.
REFERÊNCIAS:
- Wikipédia;
- AutoLISP - I Introdução, João Tavares e Joaquim Fonseca - DEMec, FEUP
Nenhum comentário:
Postar um comentário